TPS
FREUD
Conceito de cada teoria:
ID: é a nossa energia psíquica de onde vêm as nossas pulsões e impulsos. Esta ligada com os processos corporais. Quando há uma estimulação externa, ou uma excitação interna o nível de tensão se eleva no organismo, como estivesse se preparando para descarregar imediatamente aquele novo estímulo/tensão. Para descarregar essas tensões o ID compõe dois processos: a ação reflexa que nada mais são do que reações automáticas (ex: tossir, espirrar, piscar, etc.) e o processo primário em que o organismo libera parte dessas tensões só com a formação de uma imagem mental do objeto de desejo (ex: quando uma pessoa está com vontade de comer algo, ela pode canalizar essa ‘energia’, essa vontade, substituindo o objeto de desejo por outra comida como forma de satisfazer seu desejo até que ela possa de fato comer o que vai satisfazê-la).
EGO: O Ego está o tempo todo satisfazendo os instintos do ID, ou seja, tornando real o processo primário, descarregando assim parte dessa tensão sofrida pelo ID.
O ID conhece apenas a realidade da mente, enquanto o EGO conhece a realidade externa, podendo assim diferenciar entre a realidade da mente e a realidade externa. O ID interessa– se apenas em saber se uma experiência é agradável ou desagradável, enquanto o EGO quer saber se a experiência é real ou falsa, se é externa ou não retendo a energia, até que encontre o objeto necessário para satisfazer o principio do prazer, é o que chamamos de processo secundário.
Em meio a esse processo secundário o EGO que tem por objetivo satisfazer o processo primário, acaba “testando” nosso organismo para saber quais suas necessidades para assim satisfazer os instintos necessários.
SUPEREGO:
Enquanto o EGO satisfaz o ID o SUPEREGO decide se é certo ou errado fazer algo, com visão na sociedade. Está ligado mais ao real do que ao ideal, tende mais a perfeição do que ao prazer. Faz muitas vezes o bloqueio do ID,