Tps toria da negociação
A negociação faz parte de diversas áreas onde sempre duas ou mais partes trocam idéias ou informação para que se chegue a um comum acordo. Na negociação pode se ter negociadores que evitem qualquer tipo de atritos, no entanto outros encaram qualquer situação para o melhor resultado obtido. Segundo um dos mais respeitos e experientes profissionais do mundo Herbe Cohen, é indispensável que se tenha um conhecimento minucioso sobre a transação a ser negociada, pois na negociação sempre há um momento de tensão, onde as informações serão o diferencial no momento da finalização do processo de negociação.
Segundo Lucena; João Paulo de Oliveira, há várias habilidades necessárias para ser um bom negociador, como: ser um bom ouvinte, planejar, ser paciente, visar à satisfação, ter cuidado com a primeira oferta, ser ético entre outros. Há também quatro elementos fundamentais para ser um bom negociador, sendo: legitimidade, informação, tempo e poder.
Porém, com uma visão diferente dos autores citados acima, Kassem Mohamed El Sayed, a mesma negociação é considerada um processo frustrante e agressivo, quando utilizada para resolver desentendimento pessoal ou de negocio, pois mechem com nosso sentimentos. Por conta disso ele acredita que muitas pessoas ao passar dos anos deixam de negociar, mas acredita também que negociamos o tempo todo e que as únicas situações em que não podemos negociar é quando envolve nosso nascimento físico e espiritual.
Hoje a negociação é encarada como uma arte, pois aquilo que se aprende se aprimora com a pratica, a partir de três elementos, a criatividade, a sensibilidade e a intuição. Para termos uma negociação bem sucedida, o autor acredita que devemos aprender o processo da negociação, compreender, construir o melhor relacionamento jogando limpo, preservando uma perceptiva profissional, ou seja, mantendo um bom equilíbrio independentemente do lado oposto, assim tendo uma boa condução, não só fazendo um vencedor mas sim ambas