TPM gest o de manuten o
KAIZEN
ABC
Histórico
Até 1950- Manutenção pós- quebra;
1951- Manutenção preventiva;
1957- Manutenção por melhoria;
1960- Prevenção da manutenção;
TPM ( Manutenção produtiva total - Japão);
1986 introdução do TPM no Brasil.
A metodologia Kaizen se desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial, momento em que o Japão saiu do conflito com imensos problemas econômicos e, junto a isso, as leis trabalhistas da época incentivaram melhores condições aos trabalhadores
Surgiu da necessidade de se ter uma metodologia de custeio que não utiliza arbitrariedade para alocação dos custos indiretos envolvidos na produção de bens e serviços; a melhora das elaborações de custos através do ABC, se percebe comparando com a metodologia de custeio por absorção e departamentalização.
Definição
Sistema com a finalidade de reduzir paradas, eliminar perdas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos; ela também é uma filosofia de manutenção, que enfoca e valoriza a relação do operador com os equipamentos, tendo em vista a redução de perdas.
É um sistema para melhoria contínua; e tem como foco principal identificar melhorias no processo e aumento de produtividade em uma produção . A filosofia KAIZEN utiliza de soluções baratas, onde os funcionários são os responsáveis pela melhoria dos processos.
O sistema ABC pode ser considerado como um sistema de informações que oferece custos mais acurados, a fim de melhorar o desempenho da organização (BOISVERT,
1999);
Objetivos
Quebra/Falha zero,;
Baixar ao mínimo as manutenções de emergência e não agendadas;
Maximizar o rendimento do sistema produtivo;
Melhoria da qualidade e do produto
Redução de inventário;
Eliminação de gargalos de processos;
Balanceamentos das operações;
Aumento do valor agregado das atividades.
O ABC busca identificar as relações causais entre produtos e atividades e atividades e recursos.
Oferecer informações de custeios e despesas, ou seja das atividades necessária para realização de