Tpm corretiva
Antes de falarmos da TPM – Corretiva, temos que fazer uma breve introdução sobre o que é a TPM - Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total).
A manutenção produtiva total – TPM é o conjunto de atividades onde mantém o compromisso voltado para o resultado. Seu objetivo é atingir a máxima eficiência do sistema de produção, maximizar o ciclo total de vida útil dos equipamentos aproveitando todos os recursos existentes buscando perda zero. É o conceito mais moderno de manutenção. A TPM exige a participação de todos os elementos da cadeia operativa, desde o operador do equipamento, passando pelos elementos da manutenção e pelas chefias intermediarias, até os níveis mais altos de gestores.
Ela pode ser considerada a ciência médica das máquinas. O TPM coloca ênfase na manutenção como uma parte necessária e vitalmente importante dos negócios. Não é mais considerada uma atividade sem fins lucrativos. O tempo de parada para manutenção é agendado como parte da rotina de fabricação e, em alguns casos, como parte integrante do processo de fabricação.
Os pilares em que se apóia a TPM são: Eficiência, Auto-reparo, Planejamento e Ciclo de Vida.
Outros fatores que são fundamentais para eficiência da TPM são os 5S:
De Seiri: Classificar
De Seiton: Sistematizar
De Seiso: Varrer/Limpar
De Seiketsu: Padronizar
De Shitsuke: Disciplina/Autodisciplina
Com a utilização de todos estes recursos é possivel a eliminação das perdas decorrentes de má qualidade ou não conformidade, tanto de produto, processo ou equipamento, quanto o nível de atendimento.
A sua vantagem é obter os indicadores de desempenho de produtividade, performance e qualidade atuais, e compará-los com um referencial de excelência.
1. OBJETIVOS
O TPM foi introduzido para atingir os seguintes objetivos:
Evitar desperdícios em um ambiente econômico que está mudando rapidamente.
Produzir bens sem reduzir a qualidade do produto.
Reduzir custos.
Produzir uma pequena quantidade de lote