Tpcos Em Programas Sociais
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS
COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCENTES: MARCELO LOBO E JEREMIAS NASCIMENTO
DOSCENTE: FABRICIO
DISCIPINA: TÓPICOS EM PROGRAMAS SOCIAIS
Explique o que é um Indicador Social e explique.
Indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico ou programático. É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.
O objetivo dos indicadores sociais tem o objetivo de subsidiar as atividades públicas nas diversas esferas do governo, realizando o monitoramento das condições de vida e o bem-estar da população por parte do poder público e da população em geral. Quais propriedades deve ter um indicador? Explique –as.
Para que o indicador social seja aplicado adequadamente na pesquisa acadêmica ou formulação e avaliação de políticas públicas o indicador social deve portar uma série de propriedades. Devendo assim ter um grau de cobertura populacional adequado aos propósitos a que se presta, deve ser sensível a políticas públicas implementadas, específico a efeitos de programas setoriais, inteligível para os agentes a público-alvo das políticas, atualizável periodicamente, a custos factíveis, ser amplamente desagradável em termos geográficos, socio-demográficos e socioeconômicos e gozar de certa historicidade.
Para organizar essa seleção de indicadores torna-se complexa quando buscamos a objetividade. Levando em conta que em primeiro lugar é preciso garantir que existe de fato, uma relação reciproca entre indicador e os indicadores propostos, uma vez que é de relevância garantir a validade dos indicadores usados. Em seguida é necessário certificar-se da confiabilidade para as cifras calculadas. Outra propriedade importante é a inteligibilidade,