TP Disponibilidade Hidrica
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS
Trabalho Prático
Estudo de Disponibilidade Hídrica
Bruno Comini
Gustavo Xavier
Julia Vianna
Rodrigo Alonso
Belo Horizonte, junho de 2015
1. DIAGNÓSTICO DA ÁREA DE ESTUDO
A área de estudo considerada compreende a área de drenagem da Estação Honório Bicalho (código 41199998), englobando inteiramente os municípios de Itabirito e Rio Acima e prcialmente os municípios de Nova Lima e Ouro Preto. A Figura 1 mostra a localização da estação e sua respectiva área de drenagem.
Figura 1 – Localização da área de drenagem da estação Honório Bicalho.
Dentre os municípios integrantes, destaca-se, como principal atividade econômica, a mineração, sendo que eles estão inseridos na região do Quadrilátero Ferrífero. O Quadrilátero Ferrífero abriga a maior concentração urbana de Minas Gerais, possuindo cerca de 22% do total da população do Estado.
Do ponto de vista econômico, o Estado de Minas Gerais tem na mineração uma de suas principais atividades industriais e o Quadrilátero Ferrífero é a região que mais se destaca no Estado em função das suas jazidas de minérios de ferro. Estimativas do início do século XXI apontam que mais de 55 milhões de toneladas de minério de ferro eram anualmente explotadas na região. Em 2007, a produção brasileira de ferro alcançou 354,67 milhões de toneladas e a participação do Quadrilátero Ferrífero atingiu 72% desse total (DNPM 2009). Além disso, os municípios localizados no Quadrilátero Ferrífero são responsáveis por 26,8% do PIB de Minas Gerais.
Do ponto de vista geomorfológico o Quadrilátero Ferrífero está