tp - animais aban
Atualmente há uma nova postura ética sobre o assunto e isso se deve a pensadores como Mahatma Gandhi e a entidades protetoras dos animais que disseminaram essa nova visão. Embora exista a Declaração dos Direitos dos Animais da UNESCO, percebe-se que ainda existe um descaso por parte do governo em tratar questões relativas aos direitos dos animais no Brasil.
Uma das politicas públicas que eram adotadas era o recolhimento dos animais das ruas, pela carrocinha. Esse método mostra-se ineficiente visto que não resolvia o problema da superpopulação nas ruas, que em alguns casos causavam a proliferação de doenças entre os animais, pois não há organização dentro das zoonoses, como por exemplo, a não separação entre machos e fêmeas causando a procriação, cães sadios confinados com doentes, dentre outros.
Por esse motivo nossa pesquisa propõe discutir como combater os maus tratos dos animais, de forma a discutir algumas politicas publicas que vem sendo adotadas.
A grande quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas tornou-se problema de ordem mundial. A domesticação dos animais surgiu há seis mil anos atrás e eram tratados como moedas de troca, descartáveis. Esse comportamento baseava-se na bíblia e no Torah Judaico, onde se estabelece que a existência dos animais tem a finalidade de servir o homem.
Atualmente há uma nova postura ética sobre o assunto e isso se deve a pensadores como Mahatma Gandhi e a entidades protetoras dos animais que disseminaram essa nova visão. Embora exista a Declaração dos Direitos dos Animais da UNESCO, percebe-se que ainda existe um descaso por parte do governo em tratar questões relativas aos