toyotismo
Gaspar, 04 de setembro de 2014
Alunos: Welinton Testoni e Beatriz Xavier
Curso: Vestuário 4
Unidade Curricular: Administração
Toyotismo
O Toyotismo é um modelo Japonês, criado a fim de melhorar a produção com base no espaço geográfico e que radicaliza todo o contexto do Fordismo. O modelo Toyotismo foi criado pelo japonês Eiji Toyoda (1913-2013) espalhou-se pelo mundo a partir dos anos 70 após a sua aplicação de sucesso na Fábrica Toyota. Surgiu no Japão por conta das condições geográficas do país e por conta das transformações histórica ao término da Segunda Guerra Mundial. Por conta do espaço geográfico menor e assim um consumo menor do que no ocidente, o modelo fordista não daria certo, até por que sua produção é em massa.
Eiji Toyoda visitou algumas fábricas norte-americanas para conhecer os processos produtivos de cada uma delas. Ao chegar lá percebeu então que as empresas eram enormes e com grande espaço para as estocagens. Não demorou a perceber então que este modelo não se adequaria para o Japão, até por que como citado antes o seu espaço geográfico pós-guerra era menor, foi onde começou a idealizar uma produção flexibilizada.
O Fordismo ou demais meios de produção, era construído em grande massa, com não muita qualidade, grande números de estoque e poucas vendas.Com o Toyotismo foi reduzido o número de produção, melhoria na qualidade, sem estoques, aumento no número de vendas.
Com o aumento 40% nas vendas, concluiu-se que o Toyotismo era o melhor método de produção principalmente para o Japão.
As principais características do modelo toyotista são: * Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
* Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias