TOYOTISMO
Venho com este estudo, trazer conhecimento sobre o Sistema Toyota de Produção. Este refere-se a uma ideologia orgânica da produção capitalista, este sistema consiste em produzir mais e com mais qualidade, de forma organizacional capitalista.
Palavras chaves: sistema, produção e qualidade.
1. Introdução
Entre os anos de 1948 e 1975, foi desenvolvido o Sistema Toyota de Produção, sistema esse que aumenta a produtividade e eficiência, evitando alguns tipos de desperdício.
Após a 2º guerra mundial, esse sistema foi criado pelos japoneses Eiji Toyoda e Taiichi Ohno, baseado e conhecimentos sobre controle de qualidade e administração científica. Este tipo de produção representa um desenvolvimento das ideias e técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor e que sintetiza os princípios de qualidade, produtividade e participação.
2. Demonstrativos e resultados
As principais características são:
* Eliminação de desperdício;
* Fabricação com qualidade;
* Racionalização da força de trabalho;
* Produção flexível;
* Just in time;
* Produção enxuta.
Tais características e técnicas servem para economia de recursos e produção qualificada, sem defeitos, ou seja, produção sem desperdício. Foram esses motivos e essas preocupações que fizeram com que o Sistema Toyota de Produção evoluísse.
A Toyota considerava desperdício:
Tempo perdido em conserto ou refugo;
Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário;
Operações desnecessárias no processo de manufatura;
Transporte;
Estoque;
Movimento humano;
Espera.
Sem esses desperdícios, observaram que foi agregado mais valor ao produto que se destina ao cliente. Dessa forma o valor de custo do produto diminui sem afetar o valor do produto para o cliente.
Toyotismo além de seus muitos benefícios, trouxe-nos também alguns malefícios, esses prejudicando a classe dos trabalhadores, alterando sua estrutura produtiva, sindical e política. Trouxe também mais competitividade entre