Toyotismo
Regra 1 : Como as pessoas trabalham
Todo o trabalho é altamente especificado quanto ao conteúdo, seqüência, andamento e resultado. Quando se instala um winchester em um computador, por exemplo, os parafusos são sempre apertados na mesma ordem, o tempo requerido para cada parafuso é o mesmo, e também o torque aplicado. Tal exatidão é aplicada não apenas aos movimentos repetitivos dos trabalhadores na produção, mas também às atividades de todas as pessoas, independente de sua especialidade ou grau hierárquico.
Essa padronização rigorosa permite que seja visível imediatamente quando um executante tem problemas. Assim, o executante e seu supervisor podem tomar providencias imediatamente e decidir se é preciso retreinar o executante ou modificar o padrão.
Mesmo as atividades complexas e não freqüentes, tais como lançar um novo modelo de CPU, modificar a linha de produção ou transportar equipamento de um departamento para outro são projetadas conforme essas regras.
Exigindo que as pessoas façam seu trabalho seguindo uma seqüência altamente especificada, as força a testar hipóteses pela ação.
Regra 2 : Como as pessoas são ligadas
Quando um trabalhador requisita peças, não há confusão sobre quem é o fornecedor, o número de unidades pedidas ou o tempo para entrega. Da mesma forma, quando uma pessoa precisa de assistência não há confusão sobre quem a providenciará, como a ajuda será iniciada e que serviços serão fornecidos. Esta requisição é