Toyota
PUC – Pontifícia Universidade Católica - 1o Semestre de 2013
Disciplina: Fundamentos da qualidade e meio ambiente
Professora: Selma Maria de Oliveira Lopes Cabaleiro
Nomes: Alex Celina Claudia Michelle
Texto: Os 5 defeitos da Toyota
1) Querendo crescer e se desenvolver ainda mais a Toyota acabou deixando de lado a qualidade, talvez devido a sua confiança na marca uma vez que foi uma das pioneiras quando se tratava de qualidade. O crescimento da empresa foi um erro uma vez que a mesma não planejou de forma detalhada esse crescimento levando a diversos efeitos negativos dentre eles a falta de segurança nos produtos oferecidos e a falta de ética com relação aos defeitos e acidentes ferindo em certo a qualidade e as necessidades do cliente. Além disso, a Toyota não preparou seus fornecedores e seu departamento de qualidade não conseguiu acompanhar a expansão da produção bem como dos fornecedores.
2) Na busca de cortes de gastos e aumento da produção a Toyota começou a desenvolver carros num período muito menor do que o comum ( em 1 ano, sendo que o normal seria de 2 a 3 anos) medida esta que poderia comprometer a eficiência e segurança dos produtos oferecidos o que, de fato ocorreu. Muitos automóveis saíram das fábricas com algum tipo de problema o que gerou acidentes e até morte em casos mais sérios. A Toyota deixou de atender as necessidades de seus clientes, deixou de lado a segurança bem como a qualidade e, além disso pecou na ética uma vez que optou por adiar os recalls de automóveis que apresentavam algum tipo de problema, deixou de ser transparente e de atender o cliente.
3) - O crescimento deveria ter sido planejado a fim de evitar o descaso ao consumidor e a produção de carros com defeitos
- A Toyota deveria ter preparado seus fornecedores bem como investir ao mesmo tempo no seu departamento de qualidade
- A empresa