Toxoplasmose
O toxoplasma gondii é um protozoário do filo Apicomplexa. O filo Apicomplexa reúne exclusivamente protozoários parasitas, sem estruturas locomotoras e dotadas, em algum estágio do ciclo de vida, de uma estrutura celular proeminente, o complexo apical. Estudo tem mostrado que o complexo apical desempenha papel importante na penetração desses protozoários parasitas nas células hospedeiras. A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada pelo protozoário toxoplasma gondii, esta é a única espécie capaz de produzir a doença nos hospedeiros. É caracterizada uma doença parasitaria de mamífero, aves e répteis e afeta o sistema nervoso central, e eventualmente o sistema reprodutor, musculo esqueléticos e órgãos viscerais. É uma doença infecciosa congênita ou adquirida, ela possui três formas infectantes: oocistos, bradizoítos, taquizoítos.
A toxoplasmose é causada por um protozoário, de forma oligoassintomática e auto-limitada. Ela assume maior gravidade durante o período gestacional, a toxoplasmose congênita ela é uma infecção que ocorre principalmente quando a mulher está gravida, a primo-infecção durante a gravidez, e pode passar para o feto por via placentária.
O reservatório natural da toxoplasmose é o gato, o homem é acidentalmente infectado, a toxoplasmose varia conforme a região. A toxoplasmose infecta os gatos e os ovos do parasita passam para os dejetos dos animais. Os gatos são ponto chave da epidemiologia da toxoplasmose, sendo único hospedeiro definitivo do parasito transmissor, que nesse caso realiza dois tipos de reprodução. A reprodução assexuada com multiplicação rápida, observados na fase aguda da doença, com multiplicação leta, detectada na fase crônica da infecção. A reprodução sexuada por eliminar os oocistos dos parasitas pelas fezes é a única fonte de infecção dos animais herbívoros. Eles são resistentes às condições ambientais que ocorre no epitélio do intestino delgado.
O