toxoplasmose
A Toxoplasmose é uma zoonose (doença transmitida dos animais aos homens) causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii, sendo ele um protozoário intracelular obrigatório
O Brasil apresenta índices que se encontram entre os mais altos descritos, onde inquéritos sorológicos registrados demonstraram uma prevalência variando de 37 a 91%., principalmente em lugares com clima quente e úmido e em altitudes menores.
Trata-se de um parasita que infecta a grande maioria dos animais de sangue quente tais como aves, bovinos, ovinos suínos caprinos, gatos, cães e inclusive o homem.
O gato é a única espécie doméstica no qual este parasita consegue se multiplicar e, por isso, pode eliminar nas fezes a forma infectante do parasita. O gato adquiri a doença quando em contato com fezes contaminadas de outro gato ou, uma das maneiras mais comuns de contaminação é através da ingestão de animais caçados pelos próprios felinos. Mas há um caminho longo e cheio de barreiras para que uma pessoa adquira a doença diretamente do injustiçado gato.
Estima-se que apenas 1% da população felina albergue o protozoário. O gato, se estiver contaminado, só elimina o parasito nas fezes durante 15 dias e apenas uma vez em toda a sua vida. Geralmente, essa eliminação ocorre dez dias após ter se infectado e para ocorrer a contaminação de pessoas a partir das fezes do gato, é necessário que essas fezes fiquem no ambiente por, NO MÍNIMO, 48 horas, e que depois sejam ingeridas; caso contrário, o ciclo não se completa!
Transmissão...
O mais comum é que a doença seja adquirida via ingestão de carnes malcozidas e também pela ingestão de verduras e legumes mal lavados e falta de higienização das mãos após o manuseio com terra.
A toxoplasmose também passa através da placenta, causando aborto espontâneo ou degenerações físicas e mentais no bebê.
A infecção por transfusão de sangue e transplante de órgãos de um doador infectado é rara, porém pode ocorrer.
Formas infectantes
O Toxoplasma