TOXOPLASMOSE
Trabalho de Epidemiologia
Toxoplasmose
Giselly Adriana R.R.RICHTER
Brasília, DF
Nov./2013
Índice
Introdução
A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita (encontrada em todas as partes do mundo) causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pertence ao filo Apicomplexa (possuem estruturas que aderem nas mucosas), classe Sporozoa, ordem Eucoccidea, gênero Toxoplasma e espécie gondii , que é um parasito intracelular que invade todos os tipos de células nucleadas do organismo do hospedeiro, mas sua afinidade maior é pelas células do sistema fagocítico mononuclear, para os leucócitos e para as células parenquimatosas. (NEVES, 2000). Tem como hospedeiros intermediários o homem e outros mamíferos que possuem sangue quente. São parasitas intracelulares obrigatórios, com ciclo complexo envolvendo felídeos, principalmente gatos, como hospedeiros definitivos, no qual são os únicos que eliminam oocistos pelas fezes, esses sofrem esporulação no meio ambiente, e tornam-se infectantes em 1 a 5 dias (DUBEY, 1993).
Os oocistos maduros (esporozoítos) são resistentes às condições ambientais e resultam da fase sexuada do ciclo, que é limitada ao epitélio intestinal desses animais e promovem a contaminação pela inalação de poeira contaminada que podem permanecer viáveis no solo por longos períodos, ou alimentos e água contaminada, caixas de areia, latas de lixo ou disseminado por moscas e baratas.
Os demais animais, os hospedeiros intermediários, mantém a fase assexuada do ciclo, transmitindo a infecção através da ingestão de carnes crua ou mal cozida contendo bradizoítos (encontrado no interior dos cistos teciduais, multiplicam-se lentamente, responsável pela forma crônica da infecção) do parasito ou por via congênita contendo taquizoítos (forma que apresenta rápida multiplicação, responsável pela fase aguda da infecção. (ARIAS, 1994)