TOXO OCULAR - IMUNOLOGIA
1 REVISÃO DA LITERATURA
1.1 Introdução
1.1.1 Anatomia do globo ocular
O olho é o órgão responsável pela visão, se encontra localizado na órbita, porção do crânio destinada ao suporte e proteção do globo ocular e seus anexos. O globo ocular apresenta diversas estruturas responsáveis pela captação da luz e transmissão da mesma para o cérebro onde ela é processada, tendo-se a sensação da visualização das imagens, ou seja, a visão propriamente dita. Para que tal objetivo seja atingido são necessárias funções distintas nas diversas estruturas que o olho apresenta, assim inicialmente temos regiões com função de captação e focalização do estímulo luminoso e regiões com função de transformação desse estímulo luminoso em estímulo nervoso, bem como a transmissão desse novo estímulo ao córtex (FORRESTER et al., 2008; DANTAS, 2002).
Todo o processo acima descrito envolve a presença de milhões de delicadas conexões nervosas na retina, as quais devem, além de receber a imagem de forma nítida, se encontrar íntegras, visto que qualquer processo que promova a falta de nitidez na imagem transmitida ou falha na integridade das conexões retinianas pode induzir a uma baixa da visão, quer seja transitória ou permanente (FORRESTER et al., 2008; DANTAS, 2002).
Anatomicamente o olho humano apresenta distintas regiões. As túnicas que compõem o olho são a túnica fibrosa, vascular e interna ou nervosa. A túnica fibrosa compreende a córnea, o limbo e a esclera, a vascular compreende a coróide, o corpo ciliar e a íris e a interna (nervosa) compreende a retina. Internamente o globo ocular apresenta compartimentos distintos, assim há um segmento anterior e um segmento posterior, os quais são separados pela face posterior do cristalino e seu ligamento de suspensão, a zônula. O segmento anterior é dividido em duas câmaras, a anterior que vai do endotélio corneano à face anterior da íris e a posterior que vai da face posterior dá íris à face