TOXICOLOGIAA

5595 palavras 23 páginas
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP
CURSO DE FARMÁCIA

MICHELE DAIANE DE OLIVEIRA

XENOESTROGENOS

CAÇADOR
2014
MICHELE DAIANE DE OLIVEIRA

BISFENOL A

Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Toxicologia, do Curso de Farmácia, ministrada pela UNIARP- Caçador, sob orientação do professor Marcio Bolzan.

CAÇADOR
2014

INTRODUÇÃO
Xenoestrogenos são considerados um tipo de “xeno-hormonio” que se comporta como estrogênio . Eles são amplamente utilizados como compostos industriais, tais como PCB , BPA e ftalatos , com efeitos estrogênicos sobre um organismo vivo, embora difiram quimicamente de substâncias naturalmente estrogenicas produzidas pelo sistema endócrino do organismo. Seu potencial de impacto na saúde humana e ecológica está atualmente sob estudo extensivo por muitas instituições científicas e pesquisadores independentes.
A Molécula Xenoestrogênica, palavra é derivada do grego ξένο (xeno, o que significa estrangeiro), οἶστρος (estro, ou seja, desejo sexual) e γόνο (gene, que significa “gerar”) significando literalmente “estrogênio estrangeiro”. Xenoestrogenos também são chamados “hormônios ambiental” ou “EDC” (desreguladores endócrinos compostos). A maioria dos cientistas que estudam xenoestrogenos, incluindo “The Endocrine Society”, os consideram como sérios riscos ambientais, com efeitos perturbadores hormonais em animais selvagens e seres humanos.
Como um grupo heterogeneo de substâncias químicas, agentes hormonalmente ativos, xenoestrogenos são semelhantes a outros estrogenios, tais como fitoestrogenios (substâncias estrogénicas a partir de plantas) e mycoestrogenos (substâncias estrogênicas de fungos , que podem ser consideradas como um tipo de micotoxinas). Xenoestrogenos incluem estrogenios farmacológicos (ação estrogénica é um efeito pretendido, como na droga etinil estradiol utilizado em pílula ), mas outros produtos químicos podem também ter efeitos estrogênicos.

Relacionados