Toxicologia
Introdução
Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos causados pela exposição inadequada de substâncias químicas sobre os organismos vivos. Investiga basicamente as intoxicações, os venenos que as produzem, seus sintomas, seus efeitos, seus antídotos e seus métodos de análise. Possui a principal finalidade de prevenir o aparecimento desse efeito tóxico, ou seja, estabelecer o uso seguro de substâncias químicas. Desta forma, esta preocupara em analisar três principais questões: 1. O agente químico capaz de produzir um efeito; 2. O sistema biológico com o qual o agente químico irá interagir e produzir tal efeito; 3. O efeito resultante que deverá ser adverso ou tóxico para o sistema biológico.
Áreas da Toxicologia
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que abrange uma vasta área de conhecimento, relacionando-se estritamente com diversas outras ciências, pois sem os conhecimentos interrelacionados, dificilmente poderá atingir seus objetivos: prevenir, diagnosticar e tratar. A Toxicologia, como ciência, é subdividida metodologicamente em:
1. Toxicologia ambiental – que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes químicos ambientais com os organismos humanos; 2. Toxicologia ocupacional – que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes do ambiente de trabalho, com o indivíduo exposto e o impacto sobre sua saúde; 3. Toxicologia de alimentos – que estuda os efeitos adversos produzidos por agentes químicos presentes nos alimentos, sejam estes contaminantes ou de origem natural. É a área da toxicologia que estabelece as condições nas quais os alimentos podem ser ingeridos sem causar danos à saúde; 4. Toxicologia de medicamentos – que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos medicamentos com o organismo decorrentes do uso inadequado ou da suscetibilidade individual; 5. Toxicologia social – estuda os efeitos nocivos dos