Toxicologia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
DISCIPLINA: TOXICOLOGIA (ACT 0049)
TURMA: 01A
2014.1
LAUDO DE LÂMINAS METÁLICAS E PAPEIS REATIVOS
Os testes de lâminas metálicas (Teste de Reinsh) e Papeis reativos são utilizados quando não se sabe as causas de uma intoxicação aguda e/ou fatal, na toxicologia forense e nas análises toxicológicas de urgência. O teste de lâminas metálicas (teste de Reinsh) fundamenta-se no intercâmbio de cargas elétricas entre o material suspeito e as lâminas usadas, de acordo com a série dos potenciais elétricos dos metais indicados. Já o teste de Papeis reativos busca identificar substâncias voláteis. Ambos os testes visam à determinação qualitativa de metais é importante por se tratar de uma análise de triagem de baixo custo e rápida. Observando a coloração sugerida para a confirmação, posteriormente os testes confirmatórios, que são extremamente caros, sensíveis e preciso, como por exemplo: Cromatografia gasosa (CG),
Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).
ENSAIOS PRELIMINARES FÍSICOS DA AMOSTRA BIOLÓGICA
Amostra biológica: Urina
Aspecto da amostra
Líquida e turva
Cor
Amarelo escuro
Odor
Forte
Volume/peso
10mL em cada 4 amostras
Amostras 1e 2: Teste das lâminas
Amostra 3: Papeis reativos
Amostra 4: Teste de Gutzeit
TESTE DE LÂMINAS METÁLICAS (TESTE DE REINSH)
Lâmina empregada: Cobre
PROCEDIMENTOS:
1. Em dois béquer colocamos 10mL de urina em cada um, adicionamos 3mL de HCL concentrado para a mineralização da amostra, destruindo a matéria orgânica, liberando o composto inorgânico fixo (metal) que se deposita na lâmina.
3. Mergulhamos a lâmina de cobre, cuja superfície era brilhante, na amostra acidificada e aquecemos em chapa elétrica, por alguns minutos.
4. Lavamos a lâmina com água corrente para remover partículas aderidas.
5. Enxugamos a lâmina com papel