Toxicologia
Margem de segurança: A margem de segurança (MS) é definida como a relação entre a dose experimental mais elevada, que não produz qualquer efeito sistêmico adverso depois de um mínimo de 28 dias de ingestão oral, em espécie(s) animal(is) seguindo as recomendações internacionais, (NOAEL), e a dose diária absorvida, a qual o consumidor pode ser exposto por via cutânea (DS).
MS = NOAEL
DS
Para fins de avaliação da margem de segurança de produtos cosméticos esta relação não deve ser menor que 100. No entanto, este valor estimado não deve ser utilizado quando a toxicidade não está relacionada à concentração de uso do ingrediente, a exemplo de substâncias potencialmente mutagênicas, carcinogênicas ou que apresentem efeitos na reprodução. http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/guia/html/pag03.htm Dose-resposta: dose-resposta é o processo de vincular, quantitativamente, a informação da toxicidade (incidência do efeito adverso à saúde na população exposta) e a caracterização da relação entre a dose de toxicante administrada ou recebida. http://www.intertox.com.br/index.php/toxicidade-de-substancias-quimicas-avaliacao#.UYk7R7WkprA Dose- efeito:
Relação dose/efeito e dose/resposta Os termos efeito e resposta são usados como sinônimos para denotar uma alteração biológica num indivíduo ou numa população relacionada com uma exposição ou dose. Assim, efeito indica a alteração biológica e resposta indica a proporção da população que manifesta esse efeito definido. Portanto, a resposta é a taxa de incidência de um dado efeito. Relação dose/efeito e dose/resposta Exemplo:
Efeito observado para uma dada substância química = LETAL.
A dose que presumivelmente causará uma resposta de 50% numa população de animais de laboratório é conhecida como
DL 50.Relação dose/efeito e dose/resposta Relação dose/efeito e dose/resposta
--
premissas:
há um sítio molecular ou receptor com o qual o agente químico interage