Toxicologia e agentes químicos
A Toxicologia e os Agentes Químicos são temas um pouco extensos, mas de fácil compreensão. No caso da Toxicologia que é uma ciência bem antiga, trata-se de estudar os efeitos tóxicos causados quando o agente químico entra em contato com organismos vivos, que envolve uma série de outras disciplinas e conceitos. Os Agentes Químicos por sua vez podem estar presentes no ambiente de trabalho podendo causar sérios danos à saúde dos colaboradores.
2 TOXICOLOGIA
A palavra Toxicologia deu-se origem a partir da palavra grega “tóxicon” que significa “arco”. Flechas envenenadas, possivelmente, foram umas das primeiras aplicações tóxicas intencionais ao homem.
A moderna Toxicologia evoluiu rapidamente a partir de Orfila, que ao correlacionar os problemas toxicológicos sob ponto de vista químico-biológico, procurou relacioná-los à necessidade das análises toxicológicas como prova legal das intoxicações. A Toxicologia é hoje uma ciência que prescinde de conhecimentos relativos a inúmeras disciplinas e campos como Física, Química, Biologia, Estatística, Saúde Pública, entre várias outras, estudando os efeitos nocivos causados pelas substâncias químicas ao interagirem com organismos vivos.
2.1SEU OBJETIVO
A Toxicologia estuda os efeitos nocivos das substâncias em organismos vivos e tem por objetivo a avaliação do risco, o que constitui condição indispensável para o estabelecimento de medidas de segurança na utilização dos compostos químicos e, por conseguinte a proteção dos indivíduos expostos.
2.1.1 Áreas da Toxicologia
* Toxicologia descritiva – Relacionada diretamente aos testes de toxidade que geram informações úteis em avaliações de riso e estabelecimento de regulamentações que permitam o uso seguro de substâncias químicas. * Toxicologia mecanística – Relacionada com a identificação e conhecimento de mecanismos através dos quais xenobióticos exercem efeitos tóxicos nos organismos vivos. * Toxicologia regulatória – Responsável por