Toxicologia Intoxicação
Foi realizado em laboratório a verificação através de microscópio, observando como a contaminação toxicológica afetam os órgãos. Toxicologia é a ciência que tem como objeto de estudo o efeito nocivo decorrente da interação entre um agente tóxico e um sistema biológico, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento desse efeito, ou seja, estabelecer condições seguras de exposição a essas substâncias e assim, permitir que o homem se beneficie das conquistas tecnológicas da era atual.
A toxicologia apoia-se, então, em três elementos básicos:
A existência de uma substância (agente tóxico) capaz de interagir com um sistema biológico e produzir uma resposta;
O sistema biológico com o qual o agente tóxico interage para produzir o efeito;
A resposta (efeito) que deverá ser considerada nociva ao sistema biológico com o qual interage.
AGENTE TOXICANTE
É uma substância química ou agente físico capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente uma função ou levando-o à morte, sob certas condições de exposição. A maioria das substâncias consideradas como agente tóxico são exógenas, sem papel fisiológico conhecido e denominadas xenobiótico. Qualquer substância pode atuar como toxicante. Tanto os produtos exógenos como os próprios constituintes do organismo, quando se encontram em proporções excessivas, podem produzir efeitos nocivos. Os agentes tóxicos apresentam estruturas químicas variadas e podem ser classificados utilizando-se diferentes critérios, conforme a finalidade de seu estudo.
IMPORTÂNCIA
Conhecer as substâncias tóxicas presentes nos alimentos e evitar que estes sejam ingeridas em níveis que estes imponham riscos a saúde.
Tecidos Mucosos
Mucosa (ou membrana mucosa) é um tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo.
"O epitélio do intestino delgado, por exemplo, é constituído por uma camada simples de células cilíndricas, que lhe permitem executar sua