toxicodependencia
Licenciatura em Enfermagem – 3º Ano
Trabalho Interdisciplinar
A Enfermagem e a Toxicodependência
Docentes:
Enfº Suely Reis Joaquim Lavres Manuel Duarte
Discentes:
Marlene Dias,
Rilda Soares,
Rizanda Soares,
Sara Andrade
Mindelo, 17 de Junho de 2014
Trabalho Interdisciplinar
A Enfermagem e a Toxicodependência
Docentes:
Enf.ª Suely Reis,
Enfº Joaquim Lavres,
Enfº Manuel Duarte
Discentes:
Marlene Dias, Rilda Soares,
Rizanda Soares, Sara Andrade
Mindelo, 17 de Junho de 2014
Resumo
O estudo realizado emerge de um processo que visa a obtenção do grau de licenciatura em enfermagem. Este trabalho tem com objetivo fazer a contextualização e enquadramento no nosso tema onde iremos falar sobre o conceito de toxicodependência, dependência, tipos de drogas, efeitos de drogas, fatores predisponentes, Intervenções de Enfermagem e Diagnostico de Enfermagem. A toxicodependência tem sido apontada como um dos maiores problemas que as sociedades atuais enfrentam.
As drogas são classificadas em três categorias de acordo com os efeitos que produzem no Sistema Nervoso Central (SNC), classificam-se em: depressoras do sistema nervoso central ou Psicocatalépticas, estimulantes do sistema nervoso central ou Psicanalíticas e Perturbadores do sistema nervoso central ou Psicodislépticas.
Existem vários fatores predisponentes para as perturbações relacionadas com as drogas tais como fatores biológicos, psicológicos, personalidade e socioculturais. Para que a ação de combate contra a toxicodependência seja eficaz é necessário reunir um conjunto de esforços por parte da família, escola, agentes comunitários e enfermeiros.
Para alcançar os objetivos traçados, optou-se por um estudo qualitativo. Objetivou identificar as dificuldades que interferem na vida dos enfermeiros ao prestar os cuidados ao toxicodependente.
Palavra- Chave: Drogas, enfermeiros e