torturas do periodo militar
ENSINO FUNDAMENTAL
9º ANO
PERÍODO MILITAR
TORTURAS E MANIFESTAÇÕES
CURITIBA
2013
desconhecido
PERÍODO MILITAR
TORTURAS E MANIFESTAÇÕES
Trabalho de história apresentado como exigência parcial de avalição, sob orientação do professor.
CURITIBA
2013
Sumário
1. Introdução 3
2. Manifestações 4
3. Perseguições aos Manifestantes 5
4. As Torturas Mais Utilizadas 6
4.1 Cadeira Do Dragão 6
4.2 Pau-de-Arara 6
4.3 Choque Elétrico 6
4.4 Espancamento 6
4.5 Soro da Verdade 6
4.6 Afogamento 7
4.7 Geladeira 7
4.8 Palmatória 7
4.9 Torturas Psicológicas 7
5. As Pessoas Desaparecidas 8
6. Conclusão 9
7. Referências 10
Anexos 11
1. Introdução
O período militar ocorreu no Brasil de 1964 a 1985. Esse período deu aos militares um imenso poder. Nesta época, houve por um lado, a manifestação formal do regime militar nos Direitos Humanos, e por outro lado, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam defensoras de um comportamento negativo em relação ao regime.
Em nome da “segurança nacional” e do combate à “desobediência comunista”, milhares e pessoas foram torturadas e mortas. Muitas delas desapareceram sem deixar vestígios de seu desaparecimento.
Com este trabalho pretendemos mostrar algumas manifestações e perseguições ocorridas nesse período, alguns dos principais métodos de torturas utilizados e as pessoas desaparecidas e o porquê desapareceram.
2. Manifestações Durante o período militar houve muitas manifestações, que se opunham ao governo e iam para as ruas para protestar. As manifestações consideradas mais importantes são: A Passeata dos Cem Mil, O Movimentos Sindicais, O Movimento Estudantil e as Diretas Já. Mas dentre esses acontecimentos o mais importante foi A Passeata dos Cem Mil que ocorreu no dia 26 de junho de 1968 na cidade do Rio de Janeiro onde logo de manhã cem mil jovens foram para