Tortura e direitos humanos na américa latina
Introdução................................................................................ pg. 1
Tortura e Direitos Humanos na América Latina......................... pg. 2
Ditadura Militar na América Latina.......................................... pg. 3-4
Punição aos Torturadores...................................................... pg. 5-6
Conclusão .............................................................................. pg. 7
Introdução
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a Tortura e Direitos Humanos na America Latina, e para isso falando um pouco da Ditadura Militar na America Latina, que é relacionado, relatando um pouco sobre o regime de alguns países, onde golpes de estado eram justificados pela ameaça comunista. Em conseqüência, torturas, perseguições, os direitos humanos sendo “esquecidos” pelos governantes, a liberdade reprimida e centenas de mortes, fatos que foram vistos constantemente.
Tortura e Direitos Humanos na America Latina
Na América Latina, a tortura foi bastante praticada contra índios e negros durante o período colonial. No Brasil, tem-se que a tortura foi utilizada de forma indiscriminada contra os escravos, estando, deste modo, vinculada à questão da discriminação racial.
A partir de 1960, uma onda de regimes militares “direitistas” começou a dominar boa parte da América Latina. Na Argentina, os militares assumiram o poder com a tortura e mortes. No Brasil, as Forças Armadas tomaram o poder em 1964 e encontraram nas tentativas de guerrilhas e revolta uma desculpa para a repressão feita pelo regime militar. Também no Chile houve, em 1973, um golpe militar cujo governo durou quase 20 anos.
A exemplo destes países, os regimes militares da América Latina apresentaram, em maior ou menor grau, traços característicos dos regimes militares do séc. XX - execuções ou massacres, oficiais e para-oficiais, tortura sistemática de prisioneiros e o exílio em massa de adversários políticos -