TORRE DE BABEL
Texto: Gn 11: 1-9
Quem era o autor da idéia? Gn 10:8-10
Propósitos:
Ninrode: alcançar a Deus com intuito de se tornar abençoado, poderoso e reconhecido, renomado.
Torre: lugar de culto, templo (morada de deuses) (céu)
A forma grega do nome, Babilônia, é do Acadiano Bāb-ilu, que significa "Portão de Deus". Isto sumaria corretamente o propósito religioso das grandes torres-templo (os zigurates) da antiga Suméria (Sinar bíblica, no sul do Iraque moderno). Estes templos enormes, quadrados e com escadas eram vistos como portões para os deuses virem à terra, escadas literais para o céu. ("Alcançando o céu" é uma inscrição comum nas torres-templo.
2 Reis 17:29-33
29-Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava.
30-E os de babilônia fizeram Sucote-Benote; e os de Cuta fizeram Nergal; e os de Hamate fizeram Asima.
31-E os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque, e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.
32-Também temiam ao SENHOR; e dos mais baixos do povo fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais lhes faziam o ministério nas casas dos lugares altos.
33-Assim temiam ao SENHOR, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados.
1 Reis 13:33 Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos. 2 Crônicas 33:17
Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao SENHOR seu Deus.
Cidade: congregaria as pessoas de modo que não se espalhassem sobre a terra. lugar de comércio que acumularia riquezas e daria poder.
Ação contraria a palavra de Deus “ crescei, multiplicai e povoai a terra.”
Geral: Tornemos célebre o nosso nome!
Análise geral
A torre de babel era uma tentativa humana de