Torquímetros
O objetivo deste trabalho e falar para que servem os torquimetros, porque ele é tao utilizado, quais os tipos de torquimetros que existem, as aplicações de cada tipo, o porque que existem varios tipos, por ele ser uma ferramenta que não pode faltar em uma oficina. E tambémm tem como o objetivo de mostrar o funcionamento de cada um dos tipos que sera apresentado neste trabalho.
INTRODUÇÃO
Torquímetro é basicamente uma chave que da torque, geralmente utilizada para aplicar um determinado torque em uma porca ou parafuso. Foi inventado por Conrad Bahr, em 1918, enquanto trabalhava para a Secretaria Municipal de Água, em Nova York. Ele foi projetado para evitar que os parafusos sofressem aperto excessivo, assim não causando danos na tubulação nem nos parafusos e porcas utilizados.
O Torquimetro geralmente tem forma de alavanca, que serve para facilitar a operação para as pessoas que o utiliza, e também tem um porta soquetes, onde se podem encaixar várias medidas de soquetes. O torquímetro tem ainda algum tipo de dispositivo dinamométrico que possibilita medir a força de torque (força rotacional), que permite o máximo de aperto sem o risco de danificar o material.
São muito utilizadas em mecânica de automóveis, em partes críticas, como motores e suspensão de veículos. Instaladoras elétricas utilizam como padrão em fixação de barramentos de cobre. Uma das tarefas mais importantes da manutenção em indústrias é reapertar porcas e parafusos com torquímetro.
DESENVOLVIMENTO
Como já explicado anteriormente, o torquimetro e uma ferramenta de aperto por torque, e existem varios tipos de torquímetros, e alguns deles vamos estar mostrando neste trabalho, que são os torquimetros: de indicação tipo vareta, torquimetro tipo estalo, torquimetro tipo “T”, torquimetro com sinal sonoro, torquimetro com catraca reversivel e o torquimetro tipo Axial.
Torquimetro de indicação tipo vareta
Possui funcionamento simples, onde a barra de flexão (corpo rígido do torquímetro)