Tornos
Marcos Vinícius Silva Nascimento n° 31 2D3A
TORNO MECÂNICOS E SUAS PARTES
Santos
2015
Torno Mecânico
Torno mecânico é uma máquina-ferramenta utilizada para executar operações de usinagem cilíndrica externa ou interna e outras operações que normalmente são feitas por furadeiras, fresadoras e retificadoras, com adaptações relativamente simples.
A principal característica do torno é o movimento rotativo contínuo realizado pelo eixo- árvore, conjugado com o movimento de avanço da ferramenta de corte. As outras características importantes são o diâmetro do furo do eixo principal, a distância entre pontas e a altura da ponta, que compreende a distância ao fundo da cava, ao barramento e ao carro principal.
Processo de torneamento
Onde:
1 - Rotação da peça – CORTE: é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.
2 - Translação da ferramenta – AVANÇO: é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça.
3 - Transversal da ferramenta – PROFUNDIDADE: é o movimento que determina a profundidade de corte ao se empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.
Características do torno
Os principais componentes de um torno são: barramento, cabeçote fixo, cabeçote móvel, caixa Norton, recâmbio e carro principal.
Barramento - é um componente de ferro fundido resistente, que sustenta os elementos fixos e móveis do torno.
Cabeçote fixo - Cabeçote fixo é um conjunto constituído de carcaça, engrenagens e eixo-árvore. O elemento principal do cabeçote é o eixo-árvore, também chamado árvore ou eixo principal, onde está montada a placa, responsável pelo movimento de rotação da peça.
Cabeçote móvel - é a parte do torno que se desloca sobre o barramento,