Torno - arastadores
793 palavras
4 páginas
TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIAPLACA ARRASTADORA E ARRASTADOR
DEFINIÇÃO:
São acessórios do torno que servem para transmitir o movimento de rotação do eixo principal em peças a serem usinadas entrepontas (fig.1).
CONSTITUIÇÃO:
Sua construção tem forma de disco, de ferro fundido cinzento, com uma rosca interior para sua fixação no eixo principal do torno. O arrastador é feito de aço e é fixado na peça a ser usinada.
TIPOS:
1- Placa com ranhuras (fig.2), para ser usado arrastador com haste curva (fig.3).
2- Placa de pino (fig.4), para ser usado arrastador com haste reta (fig.5).
UD TMT 012/0
1/06
3- Placa de segurança (fig.6), quer permite alojar o arrastador para proteger o operador. 4- Arrastador com dois parafusos, indicado para realizar passes profundos (fig.7).
5- Arrastador conjugado (fig.8), utilizado na fixação de peças com grandes diâmetros.
RECOMENDAÇÕES:
- Proteger o barramento na montagem e desmontagem da placa arrastadora.
- Escolher um arrastador em cujo orifício a peça tenha pequena folga; evitar o emprego de um arrastador que tenha diâmetro interno muito maior que o da peça a tornear. UD TMT 012/0
2/06
- Fixar firmemente o parafuso do arrastador na superfície da peça; O aperto deve ser tal que impeça o deslizamento do arrastador, quando se dá a pressão do corte da ferramenta. - Ao colocar a peça entrepontas com o arrastador nela adaptado, deve-se pôr o pino da placa em contato com a haste do arrastador.
- Para colocar entrepontas uma peça que já tenha superfície usinada no local de adaptação do arrastador, deve-se proteger essa parte usinada, com chapa de cobre ou de outro material macio.
DEFINIÇÃO:
O relógio comparador é um instrumento de precisão e de grande sensibilidade. É utilizado tanto na verificação de medidas, superfícies planas, concentricidade e paralelismo, como para leitura diretas.
A sensibilidade da leitura pode ser de 0,1mm ou 0,001mm (fig.1).
Relógio comparador (aproximação de