Tornados
O tornado é um fenômeno da natureza que nos causa grande espanto: uma enorme e rodopiante tempestade de 320 km/h que parece ter vida própria. Em certos lugares, eles aparecem com bastante regularidade. Geralmente, não duram mais que alguns minutos, tornados não tem caminho regular. Quando o funil toca no sono, pode-se mover em linha reta ou descrever um trajeto sinuoso. Pode, inclusive, duplicar-se, pular lugares ou formar funis múltiplos.
Tornados
O tornado é uma coluna ondulante de nuvens, com diâmetro de menos de 2 km, que se desloca a uma velocidade de 30 km/h a 60 km/h. Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar esta mais quente e instável. Estima-se que a velocidade do vento dentro do funil possa atingir 450 km/h. Os tornados são mais os mais destruidores de todas as perturbações atmosféricas, Os tornados mais intensos costumas acontecer no centro-oeste dos EUA e na Austrália.
O tornado é um dos mais espetaculares, severos e destrutivos fenômenos da natureza. Apesar de sua ocorrência ser mais comum em regiões de clima temperado do Hemisfério Norte, especialmente nos Estados Unidos e Canadá, tem sido observado com mais freqüência em outras regiões do globo, incluindo-se o continente sul-americano. Em território nacional, o fenômeno vem sendo registrado sistematicamente nas regiões Sul e Sudeste, incluindo tornados de intensidade considerável.
Os primeiros estudos sobre o fenômeno datam de 1884. Os tornados são redemoinhos atmosféricos caracterizados por um espiral, em forma de funil de vento, que gira em torno de um centro de baixa pressão atmosférica; são produzidos por uma única tempestade convectiva. Normalmente, a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade, contém em média 100 metros de extensão, e, ao contrário dos furacões, sua duração é de poucos minutos. Existe ainda uma escala conhecida como Fujita que mede a intensidade dos tornados dependendo dos