Torlose

1397 palavras 6 páginas
Henri de Toulouse Lautrec
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864 —
Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de1901) foi um pintor pósimpressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte.
Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, de quem deveria herdar o título, falecendo antes do pai.

TEXTO 2
Quem foi
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa foi um importante pintor e litógrafo francês do período pós-impressionista. É considerado um artista de vanguarda do
Modernismo e da Art Nouveau. Nasceu na cidade francesa de Albi em 24 de novembro de 1864 e faleceu, aos 36 anos de idade, na cidade de Saint-André-du-Bois em 9 de setembro de 1901.
Biografia (principais momentos da vida)
- Nasceu numa família nobre francesa.
- Desde a infância sofreu com uma doença óssea que dificultou o crescimento de suas pernas. - Mesmo com estas dificuldades físicas, Toulouse-Lautrec passou a desenhar e pintar aquarelas desde o início da juventude.
- Com 16 anos de idade, foi estudar pintura com o rígido pintor francês Léon Joseph
Florentin Bonnat.
- Em 1881, decidiu ser pintor e foi morar em Paris.
- Tempos depois foi estudar pintura com outro artista francês, Fernand Cormon.
- Em 1886, montou seu próprio estúdio de artes.
- Levando uma vida boêmia, o artista exagerava no consumo de bebidas alcoólicas e nos diversos relacionamentos com mulheres. Com este comportamento, contraiu sífilis. - Viajou no começo da década

Relacionados