Torati
Por David Kallás
BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que, traduzida, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. E por que “indicadores balanceados”?
Esta metodologia pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras. Assim, como não é possível realizar um vôo seguro baseando-se apenas no velocímetro de um avião, indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa está caminhando na direção correta. É necessário monitorar, juntamente com resultados econômico-financeiros, desempenhos de mercado junto aos clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia. Isto porque a somatória das pessoas, tecnologias e inovações, se bem aplicada aos processos internos das empresas, alavancará o desempenho esperado no mercado junto aos clientes e trará à empresa os resultados financeiros esperados. Isto é o que se chama de “criar valor com ativos intangíveis”.
Para ter sucesso financeiro, como a EMPRESA mostra-se para seus acionistas ? mostra- DIMENSÃO
FINANCEIRA
Para alcançar a visão de futuro, como a EMPRESA mostra-se ao mostramercado ?
DIMENSÃO
DE MERCADO
VISÃO e ESTRATÉGIA
DIMENSÃO
DE PROCESSOS
Para satisfazer aos acionistas e ao mercado, quais os processos de negócio nos quais a EMPRESA deve ter excelência ?
DIMENSÃO DE
APRENDIZADO E
CRESCIMENTO
Para alcançar a visão de futuro, como a EMPRESA sustenta a habilidade habilidade de mudar e melhorar ?
O BSC, portanto, a partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas (financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação), sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Além