Topologias e Padrões de Redes de Computadores
Uma analogia é o anúncio de vôo num aeroporto, quando é informado o embarque de um determinado vôo apenas os passageiros daquele vôo atenderão o chamado, os demais simplesmente ignorarão o aviso.
Normalmente, os sistemas de difusão também oferecem a possibilidade de endereçamento para todos os destinos, com a utilização de um código especial no campo de endereço. Esse modo de operação é chamado difusão (broadcasting). Alguns sistemas de difusão também permitem a transmissão para um grupo de equipamentos, que é conhecido como multidifusão (multicasting).
Por outro lado, as redes ponto-a-ponto consistem em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Para ir do ponto de origem até o destino um pacote deve percorrer o caminho através de várias máquinas intermediárias. Como é possível existir vários percursos diferentes que possuem características de tráfico distintas deve existir um algoritmo para decidir qual a melhor para encaminhar os pacotes.
2.1 Conceitos de Topologias de Redes
Topologia Barramento
Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. Ex1: Topologia Barramento
Topologia Estrela
A mais comum atualmente, a topologia em