TOPOLOGIA E DISPOSITIVOS
Topologia física
Topologia lógica
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede. A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.
A topologia lógica refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.
A topologia da rede pode ser estudada por meio de oito topologias básicas:
Ponto-a-ponto barramento Estrela
Anel ou circular
Malha
Árvore
Híbrido
Daisy Chain
Hub : dispositivo que age como centralizador da rede, conectando os diversos computadores - topologia em estrela.
Switch:
parecidos com os Hub, porém se caracterizam por formarem circuitos virtuais entre os hosts, além de garantir melhor largura de banda e velocidade.
Servidor de Acesso Remoto: tem como finalidade permitir que hosts remotos possam acessar recursos da rede, sua função é receber as chamadas, autenticar os usuários e garantir