Topologia de redes
A topologia de rede esta intimamente ligada a disposição dos computadores na rede, como e de que forma eles estão interligados. Vamos ver que, de acordo com a topologia empregada existem mudanças em algumas características, como protocolos utlilizados, sinalização, endereçamento, capacidade de reconfiguração, velocidade, banda e desempenho.
As três topologias de redes básicas são:
1. Barramento
2. Estrela
3. Anel
Barramento (conexão coaxial)
Foi uma das primeiras topologias de rede lançadas devido a facilidade de expansão de novas máquinas na rede, foi a tecnologia que mais prosperou. As redes ethernet surgiram do barramento. Todas as estações ficam diretamente conectadas em um cabo que é o meio físico compartilhado por todas elas.
Nesse tipo de barramento as estações precisam escutar o barramento para ver se ele esta livre, para iniciar a transmissão. Nesse processo podem ocorrer alguns eventos como a colisão.
Estrela (conexão UTP ou par trançado)
Nessa topologia todas as estações estão diretamente conectadas com o equipamento central. A comunicação entre dois equipamentos passa obrigatoriamente pelo equipamento central, que como função realiza a comutação das mensagens baseadas em técnicas de pacotes, além de realizar o controle e a supervisão da rede.
Nas redes baseadas em estrela, se ocorre uma falha em uma estação apenas aquela fica fora não afetando a rede como um todo, entretanto se ocorre uma falha e o nó central cai, a rede toda cai.
Essa arquitetura centralizada possui uma série de vantagens: como por exemplo o fácil gerenciamento e supervisão da rede a partir do computador central.
Topologia Anel
Nesse tipo de topologia de rede as estações estão interligadas em um caminho fechado, diferente do barramento. A grande diferença entre as redes em anéis em barramentos é que a estação não pode transmitir no anel a qualquer momento, mas apenas quando recebe uma autorização chamada de