Topografia
ALUNOS:
TURMA: TÉC. EM EDIFICAÇÕES (VESPERTINO)
ARAGUAÍNA-TO
2013
INTRODUÇÃO
Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra ou outros corpos astronômicos incluindo planetas, luas, e asteróides. É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc.
O termo só se aplica a áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodesia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.
É também muitas vezes utilizado como ciência necessária à caracterização da intensidade sísmica num dado local, visto que só em locais onde a topografia é conhecida, é que são possíveis identificações de intensidade.
PLANO TOPOGRÁFICO
Plano topográfico: é um plano horizontal tangente à superfície da esfera terrestre e de dimensões limitadas ao campo topográfico.
Raio médio: 6 371 000 m
Plano topográfico local: estabelecido pela ABNT satisfazendo certas condições.
Oplano topográfico é tangente ao elipsóide de referência no ponto de origem do sistema topográfico e tem a sua dimensão máxima limitada a ~ 70 km, a partir da origem do sistema topográfico local, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre não ultrapasse 1:50.000 nesta dimensão e 1:20.000 nas imediações da extremidade desta dimensão.A dimensão máxima do plano topográfico é a