Topografia
O trabalho do topógrafo e sua importância para as obras da construção civil
A primeira coisa que um projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informações sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra - árvores, lagos, antigas pavimentações etc. - ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.
Quem fornece esses dados é o topógrafo, profissional responsável por fazer o levantamento dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles, assim como a variação de cotas no local.
Essa primeira planta (chamada de planta topográfica) é fornecida ao projetista que poderá, então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras de terraplanagem, fundações, paredes, etc.
Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o topógrafo também atua na execução e no acompanhamento da obra, verificando se a execução está bem alinhada e posicionada, por exemplo. Ele ainda pode trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas.
Materiais utilizados em campo para fazer as medições topográficas
Para a execução do levantamento topográfico, determinam-se alguns pontos de referência que ajudarão a situar os elementos do terreno. O topógrafo começa marcando um ponto de partida aleatório com um piquete.
A localização precisa do ponto é marcada por um prego fixado no piquete. Sobre este prego será posicionado o aparelho de medição de distâncias e ângulos (Estação Total).
Ao lado de cada ponto é colocada uma haste maior chamada de testemunha. Além