TOPOGRAFIA
Alfredo Coelho
ARQUITETO e URBANISTA
2013
Topografia
CONCEITOS
Segundo DOMINGUES 1979: Topografia é a descrição minuciosa de um lugar. A palavra topografia é derivada das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever).
A finalidade da topografia é (sem levar em conta a curvatura que resulta da esfericidade terrestre), determinar o contorno, dimensões e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sendo ela no fundo de um oceano, no alto de uma montanha, ou mesmo no interior de uma mina. Todo projeto de engenharia e arquitetura, seja uma residência, um loteamento, um condomínio habitacional, um aeroporto ou mesmo uma usina hidroelétrica, tem como base inicial um levantamento topográfico, o qual fornece dados do terreno facilitando o desenvolvimento do projeto de modo a assegurar uma perfeita implantação no local destinado.
A Topografia cabe ainda, a locação, a implantação e o acompanhamento da execução de um projeto de engenharia ou arquitetura, cobrindo todas as etapas de execução da obra.
Uma extensão, em maior escala, da Topografia é a GEODÉSIA que produz mapas representando grandes partes da superfície terrestre, levando em conta a curvatura que resulta de sua esfericidade, enquanto que a Topografia se aplica a áreas limitadas por um raio máximo 30 a
50 km extensão. A Geodésia é uma ciência muito mais abrangente.
REPRESENTAÇÃO TOPOGRÁFICA
A Topografia é praticada em forma de levantamentos chamados de LEVANTAMENTO
TOPOGRÁFICO e representados por PLANTAS que são as Representações Ortogonais
Cotadas, também chamadas de Superfície Topográfica, ou simplesmente PLANTA
TOPOGRÁFICA (LELIS ESPARTEL, 1987)
Superfície Topográfica – Planta Topográfica _Lelis Espartel
Nas plantas, os pontos levantados são desenhados através das coordenadas ݔe ,ݕsendo ݔna direção Leste-Oeste e ݕna direção Norte-Sul.
Comparando as coordenadas do desenho topográfico com as Coordenadas