Topografia
A topografia tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre. Esta determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares, com o uso de equipamentos apropriados. O conjunto de pontos devidamente calculados e corrigidos, dão origem, via de regra, ao desenho topográfico, que se denomina Planta Topográfica, que é a própria representação da "porção da superfície terrestre", que fora objeto de levantamento. Os métodos de levantamento planimétricos para cálculos de áreas geográficas são divididos em 2 métodos: Irradiação e Caminhamento Perimétrico.
O método por irradiação é utilizado para levantamento de pequenas áreas ou, principalmente como método auxiliar à Poligonação, e consiste em escolher um ponto conveniente para instalar o aparelho, podendo este ponto estar dentro ou fora do perímetro, tomando nota dos azimutes e distâncias entre a estação do teodolito e cada ponto visado.
Além de ser simples, rápido e fácil, ele tem a vantagem de poder ser associado a outros métodos (como o do caminhamento, por exemplo) como auxiliar na complementação do levantamento, dependendo somente dos cuidados do operador, já que não há controle dos erros que possam ter ocorrido.
LEVANTAMENTO EXPEDITO
O levantamento expedito, como o próprio nome sugere, consiste de operações rápidas de medida no campo; de precisão grosseira, tem apenas a finalidade de oferecer informações de caráter geral do terreno. Estas informações servirão para a definição e o planejamento do levantamento regular a ser realizado a posteriormente. Com estes dados iniciais é possível definir a equipe de trabalho, o equipamento a utilizar, a precisão das medidas, o método de levantamento a empregar, a duração e o custo dos trabalhos.
O levantamento expedito é mais rápido, pouco preciso; utilizando-se apenas de trena e