Topografia - Relatório
A prática proposta tinha como objetivo encontrar a distancia horizontal (DH) entre dois pontos pré estabelecidos pela professora por meio da medição utilizando trena. Devido a condição do tempo, no dia da aula prática, os pontos foram alterados para um local coberto.
Esta atividade foi proposta com fim dos alunos se terem mais intimidade com os instrumentos de medição, como a trena, as balizas, e níveis de cantoneira, a fim de que no fim do semestre seja possível que os alunos realizem um Projeto Topográfico.
O relatório que segue cumpre as normas introduzidas pela professora em aula, encontradas em “Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Os equipamentos utilizados foram:
- Trena de fibra de vidro;
- Balizas;
- Níveis de cantoneira.
A trena utilizada é prática e segura, porém, pode haver erro na medição se não for esticada corretamente. Já as balizas foram utilizadas uma a uma com nível de cantoneira nos pontos ré, vante e médio. Tais níveis permitem que as balizas permaneçam retas na vertical, propiciando uma medição correta.
O método empregado consistia em três pessoas segurando uma baliza e um nível cada, uma pessoa esticando a trena e outra anotando e verificando. A baliza 1 (ré) foi posicionada no ponto A e assim foi esticada a trena até a baliza 2 (média), em um ponto intermediário de A e B. A baliza 3 (vante) conferiu se as outras estavam alinhadas e foi feita a primeira medição. Em seguida a baliza 1 passou ao ponto mais adiante passando a ser vante, a baliza 2 ré e a baliza 3 média. Assim se sucedeu até o final da medição.
A atividade foi realiza no período tarde do dia 05 de maio de 2014, no corredor que liga os blocos A, B e C da Sede Ecoville do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Cidade Industrial da cidade de Curitiba, ilustrada na Figura 1.
FOTOS UNIVERSIDADE
Figura 1 – Fachada UTFPR