Topografia em engenharia civil - bússola
Centro de Ciências Exatas e Tecnologias
Departamento de Engenharia Civil
Topografia
Primeira Atividade Prática
Sumário
I. Introdução 3
II. Bússola 4
II.a) Bússola geográfica 4
II.b) Bússola de geólogo 5
III. Atividade prática 7
IV. Conclusão 8
V. Referências 9
I. Introdução
Este relatório tem a finalidade de descrever os procedimentos realizados durante a atividade prática feita com a bússola e, além de mostrar seus resultados, detalha também as características do instrumento utilizado. Esta atividade foi feita com o intuito de demonstrar a diferença angular entre os nortes verdadeiro e magnético, chamada de declinação magnética.
O norte verdadeiro é uma direção geográfica representada nos mapas e globos pelas linhas da longitude. Cada linha de longitude começa e termina nos polos da Terra e representa o percurso direto norte e sul. Já as bússolas, por outro lado, apontam para o norte magnético (em inglês: North, South, West, East), um ponto nas regiões árticas do Canadá que muda constantemente de lugar com base na atividade dos campos magnéticos da Terra. O ferro líquido no centro do planeta age como um grande ímã, criando um campo magnético relativamente fraco. A força desse campo magnético possui um componente horizontal na direção do norte magnético. A agulha de uma bússola é magnetizada e livremente suspensa para permitir que a força horizontal a direcione ao norte magnético.
Mas o ímã da Terra não está perfeitamente alinhado com os polos geográficos. Por essa razão, existe uma diferença entre o norte verdadeiro em um mapa e o norte indicado por uma bússola. Essa diferença é chamada de declinação magnética e é medida pelo ângulo entre o norte verdadeiro e o norte magnético quando traçado em um mapa.
II. Bússola
A bússola é um instrumento de navegação e orientação