topicos especiais
Mariana Almeida
A partir do que se estuda, podemos definir três correntes marcantes na história da administração. A primeira foi um período mais linear e lógico (administração científica, teoria clássica...), que é o chamado período cartesiano, e, por fim, o período sistêmico (teoria dos sistemas até a contingencial). Essa bagagem intelectual formada até o momento, adquirida principalmente por meio da disciplina Teoria Geral da Administração do primeiro período, será imprescindível para você compreender as perspectivas futuras, como a Teoria do Caos e da Complexidade.
Além do arcabouço visto no início do curso, o estudo deste capítulo demandará conceitos desenvolvidos sobre liderança na disciplina Gestão de Pessoas e conceitos como organização global e core business. A partir desse conhecimento, agregaremos tendências para superar os novos desafios do gerenciamento organizacional.
O mundo está em constante mudança, e como condição de sobrevivência, as organizações precisam se ajustar e se adaptar às mudanças.
Neste capítulo, conheceremos as perspectivas atuais e futuras da administração, a Teoria do Caos, a Teoria da Complexidade, e veremos as tendências organizacionais do mundo moderno. Esperamos que, ao final desse estudo, você seja capaz de conhecer algumas perspectivas mais recentes e futuras da administração e os parâmetros, as características e as competências que estão moldando a prática da administração.
1.1 Perspectivas atuais
No período atual da administração, temos as mudanças organizacionais em termos de quantum (física quântica). Uma mudança quântica ocorre quando vários elementos se alteram ao mesmo tempo, de forma mais complexa, imprevisível, mas auto-organizante. Acreditava, até então, que a mudança era gradativa, como se cada elemento sofresse uma mudança por vez, é como se pudéssemos alterar primeiro a estratégia, depois a estrutura e depois os processos. A visão