Topicos da Historia da Psicologia
O antropocentrismo é um movimento filosófico que surgiu no século XIV na Europa. Nele o homem é o centro do universo. O antropocentrismo sugere que o homem deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica.
Ocupa o lugar do teocentrismo, onde Deus era a referência principal na vida da pessoa. Ocorre nesse momento a separação entre Teologia e Filosofia, surgindo o humanismo renascentista, que eleva o antropocentrismo a ideia central. É um período em que se valoriza a razão, o homem, a matéria. O prazer em viver não é mais visto como pecado. Ocorrre com a decadência do poder igreja católica e a ascensão dos estados no âmbito político, econômico e cultural, com o apoio da nobreza e da burguesia. Na época ocorriam transformações radicais na europa decorrentes do mercantilismo, movimento que levou à descoberta de novas terras e à acumulação de riquezas pelas nações em formação (França, Itália, Espanha e Inglaterra), caracterizando a formação de uma nova organização econômica e social.
A mudança de mentalidade será importante ainda no estímulo à pesquisa científica, fazendo com que as ciências, a arte e a literatura passem por evoluções constantes.
2. Mecanicismo
Era época da revolução industrial. O relógio já havia sido fabricado no século XVII provocando grande impacto no pensamento humano. Houve grande desenvolvimento da tecnologia permitindo o surgimento de máquinas mecânicas que complementavam a mão de obra humana, tais como maquinas de tecelagem, bombas, guindastes, moinhos, serras entre outros.
A população migrava do campo para a cidade.
Nesse ambiente de grandes transformações surgiu o conceito do mecaniscismo, em que o mundo passava a ser visto como uma grande máquina. Todos os processos naturais do universo eram considerados mecânicos e que poderiam ser explicados por meio da física e da química.
Surgiu dos trabalhos dos físicos Isaac Newton e Galileu Galilei e afirmava que o Universo