topicos avançados em finanças
Tópicos Avançados de Finanças
Resumo do Capitulo Sete: Mercado de Capitais
Indrodução
O desenvolvimento das empresas brasileiras se faz através de investimentos na estrutura produtiva. Para atender as necessidades de capital delas, ocorrem a três fontes mais comuns:
Bancos Comerciais: Este recurso é mais utilizado nas atividades operacionais. Este recurso financeiro é mais caro devido ao trabalho do banco, remuneração correntista e cobrir riscos inerentes a empréstimos.
Reinvestimentos dos Lucros: A empresa esta em operação a pelos menos a um exercício fiscal, pois os projetos anteriores podem estar em fase de consolidação.
Mercado de Capitais: Fornecem capitais de longo prazo á custo menores, o investidor participa do risco da empresa e dos ganhos, distribuindo na forma de dividendos.
Mercado de Capitais
É um sistema de valores mobiliários, que o proposito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
É constituído pelas Bolsas de Valores, sociedade corretoras e outras instituições financeiras. Ele ainda abrange as negociações com direito e recibos de subscrição de valores imobiliários.
Componente do Sistema de distribuição de títulos
Comissão de Valores Mobiliários (CVM): É uma autarquia especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com a responsabilidade de disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários
Bolsa de Valores: São locais que oferecem as condições e sistema necessários para a realização de negociações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, e de outros ativos, de forma transparente, ou seja um ambiente para negociações.
Corretoras: São habilitadas pelo Banco Central do Brasil, pela CVM e pela Bolsa para negociação de valores mobiliários em pregão, são intermediarias especializadas na execução de ordens e operações por conta própria e determinada por seus clientes, além de prestar outros serviços.
BM&FBOVESPA: Oferece