Topicos 5 6 7 E 8
Incluindo: produtos concretos (matérias primas, manufaturas); serviços (saúde, educação); licenças tecnológicas (patentes, direitos de propriedade); operações financeiras (créditos, investimentos, câmbio, compra e venda de títulos, ações, empréstimos, definição das taxas de juros).
Vantagens: Nos países industrializados, o livre comércio acaba por reduzir o custo dos produtos. A expansão do mercado, incluindo outros países permite a realização de economias de escala, que são mais importantes se o nível de vida dos países envolvidos é elevado. Enfim, a integração regional reforça a concorrência, assegurando uma maior transparência do mercado.
Exemplos
NAFTA ( North American Free Trade Agreement): Composto por Canadá, EUA e México e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. Prevê eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes; Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio; Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes. Mercado Comum do Sul (MERCOSUL: visa a realização de um mercado comum entre os países do Cone Sul da América Latina (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
Bibliografia: http://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/viewFile/745/999
Protecionismo
Segundo Williamson (1996), se refere às vantagens que os governos oferecem aos produtores internos para concorrer com os produtos vindos do mercado externo, e num sentido mais amplo, impulsionar as exportações. Para