topico central
Tanto ao ar livre como num recinto coberto, nesta modalidade originária da Grã-Bretanha os atletas têm de superar uma série de cercas ou barreiras no menor tempo possível e sempre dentro da sua pista.
Distância e barreiras a percorrer
Para os homens existem as modalidades de 110 e 400 metros com barreiras e para as mulheres de 100 e 400 metros. A distância entre as barreiras? Será de um máximo de 35 m nos 400 metros e de 8,50 m para mulheres e 9,14 m para homens em distâncias curtas.
Prontos para saltar! As barreiras têm uma altura entre 1,18 e 1,20 metros e um peso mínimo de 10 kg. Além disso, os barrotes – barra horizontal – estão pintados em preto e branco ou com cores chamativas para se distinguirem facilmente.
Técnica e normas
Cuidado!!! Como em todos os desportos e modalidades existem umas regras que devem ser cumpridas, caso contrário o corredor será penalizado:
Deverão saltar-se todas as barreiras da pista sem excepção
Nunca se poderá transpor uma barreira da pista de outro atleta
Não arrastar o pé ou a perna fora da barreira
Derrubar intencionalmente uma barreira é motivo de expulsão
Corrida de obstáculos
Também conhecida por steeplechase, diferencia-se das outras modalidades de velocidade devido ao facto de o seu percurso ser composto de 28 barreiras e 7 charcos (poças de água) numa corrida de 3 000 metros ou então 18 barreiras e 5 charcos ao longo de 2 000 metros. Além disso, os corredores podem apoiar-se nas barreiras para as saltarem.
Menos barreiras, mas mais pequenas e pesadas
O número de saltos? 5, a metade das provas de barreiras. Além do mais, os obstáculos estão distribuídos regularmente. Estes têm uma altura de 0,914 m para os homens e 0,762 m para as mulheres.
Não é assim tão simples! As barreiras são mais pesadas (80-100 kg) e estreitas (3,66 m). O charco, incluindo a barreira, terá um comprimento de 3,66 m.