tonus musculares
O movimento no desenvolvimento global da criança O brincar, rir e estar em movimento faz parte da vida da criança, facilita o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Sendo, que o movimento também é uma forma de linguagem corporal, que permite perceber expressões de desejos e sentimentos. Hoje as escolas procuram organizar espaços e rotinas que possam proporcionar conforto, segurança e que contribua para o desenvolvimento pleno do educando. A brinquedoteca é um exemplo disso, com diversos brinquedos e jogos, porém, é preciso que tenham também, um espaço adequado onde a criança possa correr, pular corda, brincar com bolas, tanque de areia, brincadeiras de roda, faz-de-conta, música, subir e descer obstáculos, pega-pega, bambolês, jogos de encaixar, montar, empilhar, amarelinha e outros.
Essas brincadeiras e movimentos auxiliam a criança a desenvolver a motricidade, imaginação, criatividade, afetividade, relações espaciais, raciocínio lógico, abstrato e lateralidade. Dessa forma, auxilia no desenvolvimento da coordenação global e fina, quando a criança começa a fazer pinturas, desenhos, rasgar, amassar, picar papéis, entre outras.
Além disso, o processo da aprendizagem não se inicia na alfabetização, e sim, em todo o processo de desenvolvimento da linguagem e movimentos que são realizados desde bebês. Quando as crianças são estimuladas a realizar atividades motoras com o corpo todo, favorecendo o seu desenvolvimento intelectual e afetivo. Portanto é preciso conhecer e compreender os benefícios dos movimentos e brincadeiras que irão facilitar a à aquisição da construção da identidade e aprendizado da criança. REFERÊNCIAS OLIVEIRA, G. DE C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico 18 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes 2013. SANTOS, S. M. P dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes diferentes contextos 15 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes 2013.