Tonus muscular
Resumo: Tônus vascular é o grau de contração do sistema vascular, que regula a vascularização periférica e a perfusão dos tecidos, fisiologicamente pode ocorrer variações da pressão arterial que são controlados por fatores intrínsecos e extrínsecos gerando vasoconstrição ou vasodilatação. Quando essas alterações são patológicas, pode-se administrar fármacos que regularizarão o sistema em casos de hipertensão ou hipotensão, o que será discutido no trabalho.
Palavras chaves: tônus vascular, hipertensão, hipotensão, fármacos.
Tônus Vascular
O sistema vascular tem como principal função a perfusão tecidual dos tecidos, carreando nutrientes, Oxigênio, além da remoção dos metabólitos excretados pelo mesmo. Para que ocorra a adequada perfusão é preciso o controle da pressão arterial, a qual ocorre por diferentes fatores hormonais, neurais ou pelo próprio endotélio vascular. (Guyton and Hall, 11ª Ed. Tratado de Fisiologia Médica, 2011).
Segundo Coelho. H.T et. al, a vasoconstrição e a vasodilatação são naturalmente processos fisiológicos que também podem ser induzidos por fármacos que regulam as patologias de hipertensão e hipotensão.
Os fatores hormonais mais importantes para a regulação fisiológica do sistema vascular se dá pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona. Como ilustrado na figura abaixo (Guyton and Hall, 11ª Ed. Tratado de Fisiologia Médica, 2011), a renina é responsável pela formação de Angiotensina II a partir do substrato Angiotensinogênio, a qual realizará vasoconstrição direta, aumento da liberação de Noradrenalina, aumento da reabsorção tubular de Na˖ e a secreção de Aldosterona. Todos esses fatores reunidos irão auxiliar na vasoconstrição e reparo da disfunção do tônus vascular, hipotensão.
Através do Sistema Nervoso Simpático (SNS) o tônus vascular também pode ser regulado, tendo efeito ionotrópico e cronotrópico positivo e negativo no coração, com reflexos na circulação sistêmica. Os