tonny carreira
Na Grécia valorizava-se a beleza e as medidas proporcionais, que eram os modelos de beleza ideal. Os gregos foram os melhores escultores que a história conheceu.
Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio e a harmonia ideal.
A mitologia grega vivia engrandecendo o amor e a beleza. Os gregos eram poetas e artistas que se encantavam com a beleza do universo e com o amor.
A estatuária grega representa os mais altos padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.
A arte grega divide-se em três grandes períodos:
Período Arcaico, que conserva as formas geométricas.
No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).
Para visualizar as estátuas deste período siga este endereço na Net: http://www.fortunecity.es/imaginapoder/artes/154/escgrecia1.html
Período Clássico, que é o mais realista de todos, procurando o ideal de beleza.
No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, começou-se a utilizar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas.
Para visualizar as estátuas deste período siga este endereço na Net: http://www.fortunecity.es/imaginapoder/artes/154/escgrecia2.html Período Helenístico, que se caracteriza pela movimentação tumultuosa das formas.
No período Helenístico pode-se observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo