toner reciclado
O Brasil é um dos países onde estão as maiores reservas de água potável do mundo. Mas, ao mesmo tempo, o país consta também da lista daqueles onde se registram os mais altos índices de desperdiço. De acordo com o relatório da última reunião do Parlamentarismo Latino Americano, realizada em 2003 no México, o Brasil desvia 40% de água potável destinada para o consumo humano. A medida considerada ideal pela ONU – Organização das Nações Unidas é de 20%. Na América Latina apenas Argentina e Chile apresentam índices maiores.
Em entrevista ao Programa NBR da TV Nacional, o Deputado Lupércio Ramos (PPS-AM), membro da Frente Parlamentar das Águas, cobrou do governo o envio de um projeto de lei que discipline o uso da água, sua destinação e estabeleça normas e regras da fiscalização. “Estou cobrando do governo para que o assunto seja votado com mais rapidez. Se eu apresentar um Projeto, ele levará ano para ser aprovado, e o assunto é urgente”, argumentou.
Para Ramos, a legislação sobre os recursos hídricos precisa ser modernizada e considerar que a água, hoje, não é vista da mesma forma que há 30 anos. No seu entender, a principal fonte de desperdício está nos sistemas de distribuição. Outro problema é a falta de saneamento básico. “O governo tem que fazer urgentemente a extensão da rede de saneamento no país. É fundamental tratar a água”, destacou. Ramos cita também a realização de obras de infraestrutura. Para ele, um projeto de lei deve contemplar a realização de estudos de impacto ambiental considerando a qualidade não só das florestas e do ar, como também da água.
O parlamentar denunciou a poluição do Rio Amazonas. Ele disse que o rio hoje é uma espécie de uma grande lixeira. No seu entender, por falta de consciência e de condições técnicas o lixo é despejado no rio. “Os barcos que navegam na região não estão devidamente equipados no que diz respeito ao saneamento e as pessoas lançam garrafas plásticas e