Tomográfica computadorizada
Neste trabalho abordamos a criação e os criadores da tomografia computadorizada, mais conhecida como TC. O objetivo do mesmo é contextualizar a evolução do tomógrafo, um aparelho utilizado para diagnosticar com grande clareza a parte interna do corpo humano, baseado na emissão de raios-X e transformação dos dados obtidos em imagens. O TC representa um grande avanço da tomografia pela rápida aquisição, eles realizam dados e reconstroem rapidamente as informações, melhorando a sensibilidade diagnostica, sua utilidade médica é muito grande nos dias atuais, permitindo o diagnóstico de muitas doenças. Com a criação da tomografia computadorizada foi possível fazer um diagnóstico mais específico do paciente. Apresentaremos no decorrer do trabalho como o aparelho foi constituído, quais são as suas potencialidades na medicina.
1.1 Problematização
Qual a importância do tomógrafo e como pode ajudar a sociedade? Quais as consequências da utilização da tomografia computadorizada?
No início da descoberta dos raios-X não eram conhecidos os seus efeitos biológicos e não eram tomados os cuidados de proteção radiológica. Muitos foram os casos de dermatite actínia e mesmo outras doenças como leucemia e aplasia de medula. O efeito biológico dos raios-X sobre as células vivas inclui um efeito letal sobre elas (entre várias formas de lesões menores, como mutação). Este efeito é que é utilizado na radioterapia para o controle de tumores e está relacionado especialmente a altas doses de radiação. Há ainda efeitos comprovados de teratogênese devido a mutações, efeitos sobre os órgãos genitais, olhos, tiroide e medula óssea. O efeito da radiação é cumulativo e pequenas doses são acumuladas ao longo da vida, por isso, limites de exposição devem ser respeitados e a superexposição deve ser evitada.